Saiba os desafios de logística

Saiba os desafios de logística

1 de maio de 2019 0 Por mandabem_blog

Como entender qual é a melhor forma de atuar na logística do seu e-commerce e como resolver e vencer os desafios que a logística traz? Vamos falar sobre isto neste post, dê uma olhada!

Você que é dono de e-commerce, tem conhecimento de que a logística é uma atividade fundamental dentro da sua empresa e precisa receber muita atenção, em certos casos até mais do que a área da produção.

Afinal, quando algo acaba dando errado na logística, todo o restante do trabalho foi em vão e normalmente você acaba saindo no prejuízo.

O comércio que faz vendas online, tem maiores desafios no campo de logística, porque literalmente toda as entregas vão precisar ser entregues nas mãos do comprador. Você está enfrentando desafios com isto?

É ideal que toda sua loja esteja organizada, com o controle de estoque em dia, e que você tenha planilhas para controlar o frete, distribuição e entrega dos itens. Este já é um primeiro passo.

Em uma compra online, o consumidor fica esperando ansiosamente a chegada do produto e quer ter em mãos a mercadoria o mais rápido possível. É primordial que você invista na logística e saiba quais são os principais desafios que irá enfrentar para ter uma boa logística no seu negócio.

Logística do e-commerce é importante?

Viemos falando anteriormente sobre como uma boa gestão e administração de logística são fundamentais para o e-commerce.

Quando a logística de um e-commerce não funciona o resultado final é prejuízo no orçamento do seu negócio e clientes insatisfeitos. A logística no e-commerce é um dos pontos mais importantes e se você está começando seu e-commerce agora, procure saber tudo a respeito!

Para que uma loja virtual possa estar online e funcionando você precisa ter em mãos uma plataforma onde você possa trabalhar e organizar uma estrutura para administrar a sua logística, isto é, para que você possa controlar o fluxo de vendas e de envios de frete.

Além disto, a logística é fundamental para o funcionamento geral da sua loja virtual. Quando seu produto não chega, ou chega em más condições na mão do seu cliente, isso pode acabar com o relacionamento com o mesmo, e você não deseja isso, não é?

Agora você já pode entender porque a logística é uma área tão fundamental no seu negócio, afinal, sem uma logística de confiança é muito provável que você vai acabar perdendo alguns clientes.

Felizmente, vamos te contar agora alguns dos desafios que você vai enfrentar, para que você já fique mais preparado e evite cometer alguns erros.

Os principais desafios de logística para um e-commerce?

desafios-de-logística-calculador-de-frete

A sua estratégia de logística precisa ser planejada e preparada pensando na satisfação do seu cliente. A experiência de compra deve ser perfeita para que o seu cliente volte a comprar com você e crie um relacionamento com a sua marca.

Se você já está passando pelos desafios da logística, você sabe que precisa mudar algumas coisas na organização do seu negócio. Vamos compartilhar com você alguns insights e algumas ideias sobre logística, desde o gerenciamento de estoque a como ter um bom sistema de logística reversa.

Gerenciamento de estoque

Quando você está começando o e-commerce e ainda não tem muito fluxo de mercadorias, esta ainda é uma tarefa fácil e simples de lidar. Conforme o fluxo de mercadorias começa a aumentar o gerenciamento de estoque vai ficando um pouco mais desafiador, mas, ainda podemos administrar essa atividade sem ter dores de cabeça.

No processo de gerenciamento de estoque você precisa organizar cada etapa do gerenciamento. Para o bom funcionamento do seu gerenciamento, coloque em prática as seguintes etapas: recebimento e conferência dos materiais de produção, previsão de compra, preparo e empacotamento de mercadoria.

A administração dessas etapas vai lhe colocar no controle do seu estoque e permitir que você tenha sempre uma visão geral dos seus produtos.

Frete caro

A atividade de logística é um dos maiores gastos que o seu e-commerce tem. Com custos com a equipe, estoque, sistema de controle e ainda custos de entrega e as taxas de envio.

Um desafio constante para os empreendedores da área do e-commerce é conseguir descontos de frete para os clientes. Muitos empreendedores ainda não conhecem, mas, a equipe do Manda Bem oferece serviços de intermediação de logística.

Como temos parceria com várias transportadoras, acabamos conseguindo ótimos descontos nas entregas da sua mercadoria. Esse desconto você pode repassar para o seu cliente e aumentar muito as chances de o se cliente não abandonar o carrinho de compras por causa do frete muito caro.

Além disto, com uma plataforma que possui recursos de backoffice, você pode ter o controle de vários processos de logística. Com esses recursos você automatiza o controle e a emissão de relatórios.

Qualidade na entrega

desafios-de-logística-frete-mais-barato

É um ponto fundamental que a mercadoria chegue dentro do prazo até o seu consumidor. Os consumidores que recebem dentro do prazo o produto, costumam comentar nos sites e ficam com uma boa impressão da sua marca.

Procure conhecer bem os seus parceiros transportadores e antecipe possíveis imprevistos para ter certeza que o seu cliente receberá a mercadoria dentro do prazo.

Caso você esteja tendo problemas com seus transportadores e o prazo não está sendo respeitado, procure outras transportadoras ou coloque dias extras dentro do prazo de entrega da sua mercadoria.

Assim você evita a insatisfação do seu cliente.

Logística reversa

Atualmente os clientes tem direito por lei de arrependimento de compra, isto é, podem solicitar a devolução do produto dentro de 7 dias depois da entrega.

Para respeitar o desejo do seu cliente você precisa estar preparado para receber seu produto novamente.

Com a ajuda do Manda Bem, você pode fazer a logística reversa sem problemas e sem dificuldades.

Os clientes da Manda Bem, recebem de forma simples e bem prática o auxilio necessário para trabalhar com logística reversa e sem ter gastos para receber a mercadoria de novo.

Se seu cliente quiser trocar ou devolver a mercadoria não tem problema, gere uma autorização de postagem para ele em nossa plataforma.

Simplifique as funções de logística com o nosso serviço de intermediação de logística!