Saiba como melhorar a logística do seu e-commerce

Saiba como melhorar a logística do seu e-commerce

23 de abril de 2019 0 Por mandabem_blog

O maior engano das pessoas em relação a logística é pensar que é somente o transporte de mercadorias.

A logística é o transporte de suas mercadorias sim, mas, é um dos principais processos que o seu produto vai passar na hora de uma venda, então não ignore a importância de trabalhar em cima da sua logística e oferecer um serviço de qualidade para os seus clientes.

Hoje em dia, no geral, 10% do custo total do seu produto é para logística. Isto inclui o valor do envio e de embalagem. É fundamental que você seja interessado por criar o melhor plano de logística para a sua empresa e economizar nesse processo.

Então para gerenciar os custos de logística e conseguir repassar essa economia para os seus clientes oferecendo um preço melhor, fique ligado nesse post que a equipe da Manda Bem vai lhe ajudar.

O que é logística?

A logística é o que pode ser definido como o processo de planejar, executar e controlar de forma eficaz o transporte, a movimentação e o armazenamento das mercadorias da sua empresa, tanto fora quando dentro dela.

A logística é de fato um dos processos mais importantes para o seu e-commerce, caso algum detalhe desta etapa saia dos trilhos isso pode ser um prejuízo para sua empresa.

Seja com estorno por causa de um produto danificado ou a insatisfação do seu cliente devido ao atraso da entrega, qualquer etapa que dê errado neste processo é um atraso para você.

Conforme o seu negócio começar a crescer, os desafios de logística vão crescer junto. Então principalmente para empresas de pequeno e médio porte é de extrema importância um plano de logística sólido desde de o início das operações.

Os desafios que você vai enfrentar com o crescimento da sua marca são:

Como produzir mais em menos tempo?

Como as encomendas podem chegar mais rápido?

Como surpreender positivamente os seus fornecedores e seus clientes?

Quando você é um empreendedor interessado e entende o seu papel para sua empresa, você sabe que esses desafios vão chegar, e quanto antes chegarem, melhor. Isto significa que você está fazendo as coisas da forma certa.

Como melhorar operação de logística na minha empresa?

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Vamos discutir um pouco sobre como melhorar sua cadeia de logística.

Primeiro, o que pode te atrapalhar neste processo?

Procure fazer uma relação dos pontos que você está encontrando maior dificuldade dentro da sua gestão.

Por exemplo, se o seu problema for entregas atrasadas, você já pensou em colocar alguns dias extras no seu prazo? Ou outra opção é conversar com a administração da sua transportadora e procurar entender o que está acontecendo, muitas vezes a solução é atuar de uma forma diferente.

Saiba que a sua relação com o cliente enfraquece muito quando seu pedido atrasa ou chegue com problemas.

A satisfação dos seus clientes é uma das coisas mais importantes para que ele faça uma segunda compra na sua loja, cometer erros na logística é muito grave e deve ser evitado ao máximo.

Bom, como você não deseja clientes insatisfeitos e deseja muito mais que eles façam uma segunda compra com você, vamos discutir um pouco os pilares do planejamento logístico de um e-commerce de sucesso.

Organização e planejamento logístico.

As etapas que você precisa ter conhecimento para um bom planejamento logístico são:

  1. Preparo do pedido: essa é a primeira etapa de logística, o preparo do pedido é realizado logo após o cliente realizar o pagamento do seu produto e transmitir o pedido para o site.
  2. Processamento do pedido: após o pedido do cliente chegar até o seu sistema, o próximo passo é analisar, processar e validar os dados do pedido do seu cliente, afinal não queremos cair em uma fraude ou algo assim. Nesta etapa de processamento é muito importante que você garanta que a transição ocorra em riscos de fraude.
  3. Confirmação do pedido: agora é o momento de confirmar o pagamento do seu cliente e separar a mercadoria para envio. Faça um bom empacotamento e faça a emissão do documento fiscal do pedido e assim você está pronto para entregar o produto para a sua transportadora. Agora é o trabalho da sua transportadora parceira realizar a entrega dentro do prazo, e aqui mora a importância de você ter uma boa parceria com a sua transportadora, que é responsável pela satisfação do seu cliente.
  4. Entrega: com tudo dando certo no serviço da sua transportadora, é garantido a satisfação do seu cliente com a entrega dentro do prazo e com o produto chegando sem defeitos.

Dois detalhes que são fundamentais no momento em que você for embalar sua mercadoria são:

Embalar corretamente sua mercadoria, para que você não tenha problemas com a abertura da sua caixa durante o transporte;

A mercadoria deve ficar segura dentro da caixa, evite deixar peças soltas ou peças batendo, isto pode danificar a mercadoria durante o transporte;

Logística de e-commerce.

melhorenvio

Para facilitar sua vida, é muito eficiente fazer a contratação de uma empresa de gestão de logística. Além de oferecer uma plataforma para você simular o frete e saber qual será o melhor envio do seu produto, você terá descontos e assistência com as suas entregas.

Outras etapas são importantes ainda para garantir a confiança do seu cliente.

Experimente oferecer alguns ‘mimos’ ao enviar seus produtos para os clientes, por exemplo, canetas, adesivos ou chaveiros. O momento que o cliente recebe o produto é o primeiro contato com a sua loja, e muitas vezes é o que define se o cliente vai voltar a comprar com você ou não.

Papeis personalizados com a sua logo e com uma mensagem de agradecimento é outra forma de ‘mimo’ que funciona muito bem com os clientes.

Ser empreendedor é ser criativo e tentar sempre coisas novas.

A equipe do Manda Bem agradece sua atenção e por você ter lido nosso conteúdo! Entre em contato conosco para saber mais sobre a gestão de logística com a gente.