Saiba como aumentar o ticket médio do seu e-commerce

Saiba como aumentar o ticket médio do seu e-commerce

7 de maio de 2019 0 Por mandabem_blog

Aqui neste artigo a equipe do Manda Bem, separou para você um conteúdo para matar as dúvidas sobre estratégias para aumentar o ticket médio.

Se você está entrando em uma fase que enxergou a importância de manter o ticket médio elevado na sua empresa, ou decidiu que é hora de aumentar um pouco mais, esse conteúdo é para você.

Para você poder ter certeza que a sua estratégia de venda esteja alinhada e traga resultados desejados, você pode criar algumas métricas para sua empresa.

Algumas atitudes estão sendo implementadas por donos e e-commerce que estão trazendo resultados muito positivos, queremos compartilhar um pouco dessas ações com você. Ao fim deste post você vai ter algumas ideias novas para implementar na sua loja. Está pronto?

O que é e como calcular o ticket médio?

O ticket médio é uma métrica essencial para todo e-commerce de sucesso. Com ele você identifica o valor que seu cliente gasta em cada operação de compra que é concluída.

Além disto, o ticket médio te passa o valor de cada compra, com o tempo determinado que você escolher. Isto é, você pode optar por calcular o ticket médio da sua empresa de várias formas, indicando o período de tempo que você deseja.

Para você calcular o ticket médio do seu e-commerce é muito simples, é só você pegar o faturamento relativo a um determinado período de tempo, depois dividir pelo número de operações de vendas neste mesmo período. Entendeu? Vamos explicar de outra forma para ficar bem claro para você.

Vamos supor que você deseje sabe o ticket médio das duas últimas semanas e o faturamento das últimas duas semanas foi de R$25.000,00. Agora pegue o número de operações de venda das últimas duas semanas e faça o valor do faturamento dividido pelo número de operações de vendas.

Viu como é simples? O resultado é o seu ticket médio.

Estratégias para aumentar o ticket médio do seu e-commerce

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Muitas formas diferentes são eficientes na hora criar estratégias para aumentar o ticket médio do e-commerce. Quando você aumenta o ticket médio, você está diretamente aumentando o faturamento total da sua empresa.

Uma característica bem conhecida entre os empreendedores do ramo é fazer a apresentação de benefícios para que os clientes comprem mais. Por exemplo, quando o cliente faz uma compra com um valor mais alto que X, ele recebe o frete grátis.

Esse tipo de atitude chama o seu cliente para uma compra maior, com o interesse de receber o bônus de frete grátis, ele acaba gastando mais em produtos e recebendo o desconto no frete.

Essa ação é muito eficiente e já tem vários relatos de empreendedores que conseguiram aumentar muito o ticket médio com essa estratégia.

Seguem outras estratégias que você pode implementar juntamente com esta primeira e aumentar ainda mais o ticket médio da sua empresa.

Página do produto

Não é apenas importante que a página do seu produto seja automatizada, é fundamental.

Facilite a vida do seu cliente na hora da compra, torne todo o processo de compra, um processo simples e rápido. Com a página otimizada, você vai conseguir efetuar mais vendas.

Cada visitante que passa pela sua loja vai avaliar seus produtos e vai estar interagindo com a sua página de produto e de vendas.

Procure oferecer um processo mais descomplicado para que as vendas sejam simples.

Além disto, a otimização também envolve as estratégias de cross-selling e upselling. Usamos como exemplo a página da Amazon para você ter uma noção.

Nas páginas da Amazon sempre podemos ver as seguintes abas:

  • ‘Frequentemente comprado juntos’
  • ‘Clientes que compraram item X também compraram Y’
  • ‘Clientes que viram item X também viram item Y’

Essas sugestões que você pode oferecer nas páginas de venda convertem muito bem, porque atraem a atenção do cliente para os produtos que ele talvez tenha interesse.

Crie descontos especiais para pacote de produtos

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Uma outra forma de atrair a atenção e criar desejo de compra no seu cliente é oferecer descontos em pacotes de produtos.

Você pode criar uma coletânea de produtos que combinem e façam um bom pacote, e coloque um desconto especial para as pessoas que comprarem todos aqueles produtos juntos e talvez o frete grátis junto. Seria possível? Essa estratégia pode ser avaliada e caso você veja que o faturamento pode ainda ser positivo, faça essa promoção para ver o ticket médio aumentar.

Criar um programa de fidelidade

Programa de fidelidade é uma ótima opção de estratégia para aumentar o ticket médio também. Costumam funcionar muito bem com todos os clientes.

Caso os produtos que você venda sejam produtos que o cliente vai ter a necessidade de comprar novamente, como produtos de beleza e maquiagem por exemplo, essa estratégia será uma mão na roda para sua empresa.

O programa de fidelidade pode ser feito por pontuação. Chegada a uma pontuação X o cliente tem direito a um frete de produtos grátis, ou a uma encomenda de produtos grátis ou a bonificação que a sua criatividade desejar oferecer para o cliente.

O importante é fazer o cliente sentir que recebeu uma recompensa pela preferência e confiança.

Atenda o cliente dentro da página

Atender o cliente dentro da página é um passo interessante para o seu e-commerce se você ainda não o faz.

É comprovado que atualmente a maior parte dos clientes fica insatisfeita com a comunicação com as lojas. Ofereça a opção de um chat online dentro da sua loja, para que o cliente possa tirar todas as dúvidas que tiver em relação ao produto.

Quando este cliente estiver em dúvidas sobre a conclusão de uma compra, o atendimento nesta hora pode salvar sua venda e garantir o seu lucro.

Além disto, você pode utilizar esse recurso para chamar seu cliente para ação oferecendo as estratégias que já discutimos acima.

A nossa equipe separou esse conteúdo para te ajudar a alavancar suas vendas e ver o aumento do seu ticket médio, porque entendemos a importância da preferência dos clientes.

Por isso, trabalhamos para a satisfação dos nossos clientes. Nosso serviço de intermediação logística pode facilitar e tirar vários obstáculos da sua vida.

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