Logística reversa: o que é e como ter uma de qualidade

Logística reversa: o que é e como ter uma de qualidade

2 de maio de 2019 0 Por mandabem_blog

Vamos discutir hoje como funciona a logística reversa e você irá descobrir que ela é vital para o crescimento no meio competitivo do mercado atualmente.

A experiência de compra do consumidor precisa ser satisfatória e é uma meta a ser alcançada pelo e-commerce que deseja crescer. A logística reversa é um processo obrigatório dentro das empresas, devido a lei de arrependimento do cliente é muito comum as pessoas pedirem para realizar a devolução do produto.

Como garantir que a compra seja satisfatória para o seu cliente? Quais atitudes tomar para oferecer a melhor experiência de compra possível? O que você pode fazer quando o produto precisa ser trocado ou devolvido?

Essas perguntas são comuns e muito necessárias para explicar como você pode garantir a satisfação do seu cliente. Lembre-se que oferecer ao seu cliente o melhor serviço, significa um possível comprador no futuro.

Fidelizar a clientela é uma meta indispensável na administração. Para uma loja virtual operar com funcionalidade é importante que todos os passos da logística reversa sejam colocados em prática.

Logística reversa, sei que preciso, mas o que é?

 

Nas ocasiões que o seu cliente por algum motivo tiver a necessidade de fazer a devolução da mercadoria que foi enviada, a logística reversa começa. Logística reversa é a logística de devolução, cliente enviando para fornecedor.

Hoje o Código de Defesa do Consumidor confere ao cliente o direito de desistir da compra dentro de 7 dias após receber a mercadoria. Caso o seu cliente tome a decisão de desistir da compra por qualquer motivo, você tem a obrigação de receber a mercadoria novamente.

Todos os lojistas tem a obrigação por lei de respeitar o direito de arrependimento, e para oferecer uma opção de devolução prática para o seu cliente, você precisa conhecer a Manda Bem.

Com o nosso serviço de logística você encontra facilidade em todo processo de devolução ou troca.

Os processos de devolução são divididos em algumas etapas: organizar, controlar e otimizar trâmites.

Por que investir em logística reversa?

logistica-reversa-frete mais barato

A sua atenção durante as vendas será voltada para a experiência de compra do seu cliente? Você deseja garantir a satisfação do seu consumidor?

Com o direito de arrependimento, atualmente se tornou muito comum a devolução de itens. Como essa situação pode acontecer qualquer hora com você, é interessante você se posicionar para oferecer ao cliente o serviço com eficiência.

Operações de logística reversa:

  • Criar uma política de trocas.
  • Crie um plano de ação de devoluções.
  • Otimize os processos com a Manda Bem.
  • Tenha sucesso nas devoluções com uma estratégia eficiente.
  • Ganhe a satisfação dos clientes.

Primeiro passo

É melhor prevenir e se posicionar para receber esses tipos de situações na sua mesa. Vamos lá, então qual é o primeiro passo para trabalhar com logística reversa?

Você precisa ter clareza nas ações e um planejamento objetivo e consistente, para que o processo de devolução seja realizado sem nenhum problema.

Nessas ocasiões é fundamental que você resolva a situação do seu cliente o mais rápido possível.

Crie uma rotina operacional transparente para os seus clientes acompanharem o processo. Faça a devolução ou a troca das mercadorias de forma rápida e eficiente, muita demora nessas situações acaba diminuindo a credibilidade do seu e-commerce, dando a impressão que falta organização.

Normalmente os clientes que vão fazer uma troca, ficam mais ansiosos porque já receberam o produto e tiveram que enviar novamente.

É importante que os prazos para o processo de logística reversa sejam relativamente mais curtos.

Solução de logística reversa para o seu e-commerce

Política de trocas

Clareza e objetividade são fundamentais para você não se perder nos processos da logística reversa. É um processo simples e que vai se tornar cotidiano para você, mas no início pode ser um desafio fazer tudo da forma certa.

Procure criar uma política de trocas que seja eficiente e se comunique com clareza com seus clientes, demonstrando sempre que você sabe o que está sendo feito e muita tranquilidade.

É importante que o cliente entenda que você aceita a decisão que ele tomou e vai fazer o possível para tornar todo processo o mais simples possível para ele.

Tenha uma política de trocas bem definida no seu e-commerce para evitar transtornos e problemas com seus clientes, essa atitude demonstra a seriedade e segurança da sua empresa.

Com o serviço de intermediação da Manda Bem, seus clientes tem a coleta de devoluções e trocas diretamente em casa.

 Credibilidade colocada à prova

Pesquisas mostram que boa parte dos consumidores que ainda não compraram pela internet, não o fazem por desconfiança.

Pois é, as pessoas desconfiam e deixam para trás a ideia de fazer uma compra online. Quem perde com isto? Você é claro.

Nas ocasiões que for necessário fazer a troca da mercadoria, é extrema a importância de executar um processo ágil. Quando o cliente está na situação de devolução ou troca, ele fica mais ansioso com a conclusão das trocas e deseja que seja feito o mais rápido possível.

Atue com transparência e permita que o cliente saiba que sua intenção é exercer o processo de logística reversa o mais rápido possível.

Comunicação e objetividade

Com a política de trocas nas mãos e agindo com clareza e objetividade com seus clientes você não dá motivos para a insatisfação dos mesmos.

Seja claro na comunicação com o seu cliente, mantenha ele a par da situação do produto ou da devolução do dinheiro, quando for o caso.

Você se beneficiará com a satisfação do seu cliente pelo serviço de logística reversa e isso mantem a sua marca com uma boa referência. Para que os clientes continuem confiantes em comprar com você é essencial que seja mantido um bom relacionamento com cada cliente que passar pela sua loja virtual.

Aposte na tecnologia para otimizar sua logística reversa

Aposte em uma plataforma que saiba as melhores estratégias e te traga facilidades na hora de oferecer a logística reversa aos seus clientes.

Nossa equipe traz todas as facilidades que o seu e-commerce precisa para você trabalhar sem ter dificuldades, tiramos da sua frente vários obstáculos de logística.

Entre em contato com a equipe Manda Bem e saiba mais!