4 dicas para o melhor proveito nas negociações de frete

4 dicas para o melhor proveito nas negociações de frete

18 de abril de 2019 0 Por mandabem_blog

É muito importante saber negociar com as transportadoras, afinal negociar os fretes com as transportadoras pode ser uma tarefa um pouco difícil.

O processo de negociação com transportadoras pode muitas vezes ser colocado em segundo plano, mas exige de você conhecimento e tempo, para encontrar a melhor negociação e para que você saiba pelo o que está pagando.

De todas as formas, é essencial para o seu e-commerce que você faça a melhor negociação para seus fretes, e isto é importante para o seu cliente também.

“Enquanto eu achar que o mais importante é a imagem dos produtos no site, por exemplo, em vez de priorizar a entrega, a operação, a loja não terá sucesso”, disse Marcelo Vieira, diretor de Operações da WebContinental.

O diretor de operações da WebContinental, diz que o único momento em que o cliente vê uma pessoa física ao comprar seus produtos é na hora da entrega. Isto é, você também é representado pela empresa que faz suas entregas. Logo, devido a isto, precisamos prestar atenção em alguns fatores que podem comprometer seus entregas.

Apontou também que “Eu não entrego um produto, eu entrego uma experiência para alguém, desde a compra até a entrega na casa”.

A equipe do Manda Bem, compilou algumas dicas e informações que vão lhe dar uma direção para entenderem melhor o processo logístico, assim com maior conhecimento você poderá negociar suas taxas de frete e ter um serviço com a mesma qualidade por um preço mais baixo.

Conheça seu produto

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Parece meio óbvio, mas você precisa conhecer o seu produto como a palma da sua mão. Caso queira negociar o frete de uma forma clara com as transportadoras que são suas parceiras.

Quando você conhece bem o seu produto, você pode vir a negociar as taxas relacionadas à segurança, por exemplo, caso seu produto não seja visado para roubo.

Outra coisa que você pode observar é se o pacote da sua mercadoria corresponde realmente à necessidade. Não tem necessidade de você enviar uma agenda, por exemplo, em uma caixa de cubagem elevada. É ideal que você envie sempre o produto em uma embalagem que seja diretamente relacionada com o tamanho do produto.

Quanto menor a área, menor o frete.

Procure observar os seguintes pontos no seu produto para conhece-lo melhor, e saber melhor qual são suas necessidades na hora de fretar o produto.

  • Que tipo de item você está vendendo;
  • Que características o seu produto tem;
  • Se o seu produto é visado para roubo ou não;
  • O peso do seu produto.

Conheça seus destinos

Se você souber qual é o destino dos seus produtos, você pode se concentrar em conseguir descontos para as entregas que são feitas na mesma cidade, por exemplo.

Quando seus produtos são todos enviados para um mesmo destino, é bem possível que você entre em contato com a transportadora para discutir opções de descontos nas taxas de entrega, porque não seria?

Outra vantagem de você procurar conhecer os destinos das suas entregar é que com este conhecimento, você pode se planejar melhor para fazer as entregas em áreas de risco ou de difícil acesso. Conhecendo seus destinos você pode aprender a lidar melhor com essas regiões e não vacilar nos seus prazos.

Segundo especialistas de logística: “Quando a gente fala de pequenas e médias empresas, olhamos para a logística como uma linha de ‘custo de operação’ na planilha de contas. Mas, se eu não abrir [o leque de fatores] dessa forma, não dá para entender os gastos’’

O que ele quer dizer é que cada processo nas negociações de frete é importante, e você ter conhecimento de cada processo na fretagem do seu produto, te oferece vantagens para negociar melhores formas de entrega e melhores taxas para sua empresa.

Conheça seus volumes

Normalmente no início do seu e-commerce você teve poucos pedidos, e com uma demanda pequena você fez as entregas da forma mais simples que apareceu na sua frente.

Quando a empresa vai ganhando forma e tamanho, você precisa se ater ao volume de entregas que está realizando. Agora pense em duas coisas, vale a pena sua empresa possuir carros para transportar os produtos até as transportadoras? Vale a pena pagar uma transportadora para pegar os produtos na sua empresa?

É fundamental você se planejar e saber o volume das suas vendas e como você quer trabalhar com as suas entregas. Tenha em mente sempre: o faturamento das entregas, número de entregas que são feitas por mês e quantos metros cúbicos você envia em caixas.

Com essas informações em mente, você pode entender como está funcionando as entregas da sua empresa e estar a um passo a frente na hora das negociações do frete.

Entenda que você é a alma do seu negócio e que todos os mínimos detalhes são importantes para que seu e-commerce ganhe forma e cresça.

Leve em conta também:

  • Qual é o volume de vendas para cada categoria e para cada CEP;
  • Qual opção de frete você tem para cada CEP.

Logística do e-commerce e intermediação de logística

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Para todo e-commerce, é de extrema importância que a qualidade de logística seja impecável, afinal, como falamos no início, muitas vezes o único contato físico que o consumidor tem com você é através da entrega.

E todo mundo que já comprou algum produto online, sabe que é de extrema importância que a logística seja de qualidade. Você não precisa que seu cliente receba um produto com danos, seu cliente não ficaria nada satisfeito com isto.

E com a ajuda da equipe do Manda Bem, você terá muito mais segurança e garantia de ter suas entregas realizadas sempre dentro do prazo.

Entrando em contato conosco você pode saber muito mais a respeito da logística de pequenas e grandes empresas, estamos a disposição e esperando o seu contato para tirar mais dúvidas!

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido algumas das suas dúvidas e que tenha tirado algum proveito destas informações.